"A internet já faz parte da vida de crianças e adolescentes. No Brasil, são 24,3 milhões de meninas e meninos conectados! Eles usam a rede para estudar, jogar, namorar, conversar com a galera e muitas outras atividades do dia a dia. Mas 3 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, ainda não usam a internet no país. Eles não têm acesso às oportunidades do mundo virtual. A maioria vive em áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste e faz parte
das camadas mais pobres da população. Além disso, meninas e meninos que vivem nas periferias das grandes cidades também sofrem com uma conexão de baixa qualidade.
Usar a internet abre um universo de possibilidades de descobertas, diversão e aprendizagem. Mas, infelizmente, não é só isso. A rede também traz uma série de riscos que ameaçam a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes. Acessar conteúdo violento ou falso; sofrer ou praticar ciberbullying e discursos de ódio; ter contato com pessoas mal intencionadas; desenvolver uso compulsivo da internet, são alguns destes perigos. Você já pensou sobre eles? Para aproveitar tudo de bom que a internet tem para oferecer, é preciso aprender a se proteger dos riscos e desenvolver uma atitude responsável na rede. E isso não é tão difícil quanto parece. Nas próximas seções deste Guia, trazemos informações e dicas para você navegar livre de ameaças." (Página 3)
SEÇÃO 1
No que você pensa quando falamos em internet? 7
Glossário para entender a internet, 8
Linha do tempo, 13
Oportunidades e desafios na vida digital, 17
Autoteste – Atitude na rede, 19
SEÇÃO 2
Se proteja e aproveite o melhor da internet, 22
Dicas para navegar com segurança, 21
Privacidade na rede: que papo é esse? 26
Fluxograma da privacidade, 28
Como proteger a privacidade na rede, 30
Saiba o que é discurso de ódio e ciberbullying, 32
Seja legal na rede, 33
Peça Ajuda, 34
História para inspirar: Fatou Ndiaye, 35
“Chega de mentiras...” 36
Pega na mentira, 39
Fake news aqui, não! 40
Desafio Fato ou Fake, 41
Saúde emocional para além dos likes, 43
Atividades para fazer fora da rede, 45
A vida offline, 44
Desafios virtuais, 47
Nas redes e nas ruas, 49
Cidadania na rede, 50
SEÇÃO 3
Caixa de ferramentas, 51